Dra. Carolina Mosmann e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Testamento

 A morte é ainda um tabu para a sociedade. Procuramos não pensar nela com o medo de "chamá-la"!

 

Entretanto, quando algum familiar adoece ou alguém conhecido falece inesperadamente, somos obrigados a enfrentar a tão temida morte.

 

E, quando a enfrentamos, muitas vezes ficamos intranquilos ao pensar em como ficarão nossos familiares após nossa partida. Ficamos inquietos pensando se nossos herdeiros conseguirão lidar de forma pacífica e tranquila com todas as questões patrimoniais e financeiras. Ficamos querendo deixar tudo resolvido, para deixar o mínimo ou até nenhum problema para nossos filhos, maridos, esposas, companheiros e companheiros, pais e outros herdeiros resolverem após nossa morte. Mas, como fazer isso? Como deixar nosso patrimônio encaminhado para evitar dores de cabeça e desentendimentos entre nossos entes queridos?

 

O testamento é a solução.

 

O QUE É UM TESTAMENTO?

 

O testamento é um documento através do qual nós podemos deixar consignada nossa vontade, respeitadas algumas limitações legais, sobre a forma como queremos que o nosso patrimônio seja dividido após a morte.

 

Por meio do testamento, podemos estipular, por exemplo, para qual filho irá o imóvel na cidade, qual filho ficará com a casa na praia, de que maneira serão divididas as contas bancárias e os veículos, evitando, assim, brigas e desentendimentos entre os herdeiros.

 

Um detalhe importante é que o testamento pode ser revogado a qualquer tempo pelo testador (aquele que manifestou sua vontade no documento). Então, se nós fizermos um testamento, mas mudarmos de ideia quanto às suas cláusulas, podemos modificá-lo ou até mesmo revogá-lo.

 

Além disso, o testamento feito perante o Tabelião, por instrumento público, é conservado no Cartório, mas mantido em sigilo, de forma que os herdeiros ou outras pessoas só terão acesso a ele após a morte do testador.


 

A IMPORTÂNCIA DE UM ADVOGADO PARA FAZER UM TESTAMENTO

 

Embora ninguém tenha obrigação de contratar um advogado para a realização de um testamento, há detalhes que apenas os profissionais do Direito das Sucessões estão capacitados para identificar, de forma a delinear as melhores estratégias para que o documento fique de acordo com a vontade do autor da herança. Consultar um advogado de confiança é o melhor caminho para esclarecer suas dúvidas e para auxiliá-lo na escolha do tipo de testamento e na elaboração do documento, resultando em uma PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO eficiente.

 
 

Solicite um contato

Preencha o formulário abaixo: